domingo, 27 de setembro de 2009

CONTABILISTA CONTADOR, UM MOMENTO DE REFLEXÃO!

Desde quando a Abordagem Contábil foi idealizada e criada, tive um interesse primeiro em escrever um “post” que traduzisse e evidenciasse a nobreza do da profissão contábil. Dia 22 de setembro deveria ser essa data, porém como na época ainda não havia o blog ficamos apenas na expectativa de expressar nossa simpatia pela profissão. Surgiu então um texto de autoria de nosso coordenador, que por si só, resume e enaltece o contador em toda a sua dinâmica. PARABÉNS A TODOS OS CONTADORES, 22 setembro 2009, dia do Contador.

"A Contabilidade traduz, nos seus registros históricos, a vida patrimonial das organizações sociais, jurídicas, administrativas, econômicas, financeiras e políticas, mostrando, com os princípios convergentes de harmonia, como são descomplicadas as práticas adotadas no Brasil, diante das Normas Internacionais, vivenciadas pela ciência contábil na equidade e prudência.

Encarando esta apoteose, que enriquece condutas e porte, que muda mercados econômicos, financeiros e administrativos, surge como imposição de nobreza a figura do Contador, profissional a quem incumbe o desvendar do organismo vivo empresarial, que, com ética acendrada, clinicando, operando e zelando pela saúde das aziendas, com reflexos na alargada vivência macroeconômica do Estado, diagnostica as crises, as situações indesejáveis e suas libertações de pós-crises.

Neste contexto, estribam-se as feituras e os levantamentos das demonstrações financeiras e contábeis, as análises econômico-financeiras, as auditorias, as perícias e tantas outras incursões caracterizadoras da profissão contábil, que se ufana nos prognósticos aplicativos e receituários de como deve ser tratado e conduzido o dia-a-dia organizacional, diante das normas que disciplinam habilidades e atitudes estatais, visando o bem comum.

No calendário do tempo, aporta o dia 22 de setembro e esta data transmuda-se em dedicações, embaladas de carinho, movidas de apreços importantes e sóbrios, mostrando, bem devagar, o passar das 24 horas que consomem e retratam as preocupações e as responsabilidades intransferíveis, impostas ao indivíduo contador.

As escolas técnicas e as de ensino superior cultuam de modo sôfrego e sério o dia festivo e reservado ao homem-contador. O próprio tempo não lhe esconde a patente soberba de guardião do fluxo monetário das movimentações creditícias próprias das organizações públicas e privadas, com passagens direta ou indiretamente pelos cofres públicos, prestando contas dos resultados auferidos pelo principal, decorrendo os juros, multas, impostos, taxas, emolumentos e contribuições múltiplas, tudo fazendo com manipulações éticas, corajosas, dignas e de muito garbo, denotando tomadas de decisão do correto e honesto, com intenções de fidelidade no ditar, em qualquer circunstância, do compromisso assumido.

A UESC, como academia ímpar do cenário nacional de educação, no tripé ensino, pesquisa e extensão, em todos os seus quadrantes, reverencia o Contador, como profissional expoente que, no mercado dos negócios, faz-se representante do cálice da sabedoria, sorvido, em muito, pelos egressos, rememorando os quatro anos de vida escolar universitária, rememorando este sacrifício incruento, onde quer que se encontrem. Neste manjar, o estudante de contabilidade é inserido, com admiração e respeito, devendo evocar, na consciência atual, o preparo, a determinação e a busca constante das atualizações, não se deixando acomodar pela conquista do Diploma que o inicia como Contador.

O Colegiado de Ciências Contábeis está comprometido com todo este feito. Conclama desejos de prosseguir nesta luta árdua e gloriosa e, em ecos, repete os aplausos da Direção Superior, da Direção Departamental, da Coordenação, dos docentes, dos servidores e, concluindo, dos discentes que se perfilam diante do tremular da Ordem e Progresso, acenando, para a região, para o Brasil e para o Mundo, o legado de conduzir a profissão escolhida de Contador, que lhe é entregue em cada término de curso proclamado pela UESC.

Finalmente, o Contador e a Contabilidade parabenizam-se entre si, no aconchego da ética e da moral, entrelaçando vontades de bem e bom fazer, norteadoras de todo empreendimento e vínculo que se aportam no devenir das magnas realizações sonhadas e construtivamente construídas".

Vimos nas palavras do professor/coordernador Lino, o quão nobre é a profissão do contador.
Acreditamos que momentos memoráveis, que nos remetem a reflexões acerca do profissional contábil, merecem ser destacados em suas datas comemorativas. O dia do Contador poderia, além de reflexões individuais, incitar momentos de homenagens e solenidades a estes profissionais. Dessa forma, fica a sugestão para nós, alunos, professores e profissionais de contabilidade promover eventos, que possam adicionar conhecimentos, aperfeiçoamento e também as homenagens merecidas por esses importantes expoentes do cotidiano das empresas.




Lino Arnulfo Vieira Cintra - Professor
Coordenador do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Santa Cruz. Participou do processo de implantaçao do Curso de Contábeis na UESC 1999.

3 comentários:

  1. Belo texto do nosso grande Mestre Lino, como é carinhosamente chamado no curso de Ciências Contábeis da UESC.

    Concordo em gênero, número e grau quando o mesmo fala que o Contador não pode se acomodar após conquistar o tão suado diploma. Principalmente, neste momento de convergência da normatização contábil, o profissional necessita se aprimorar diariamente. Com isso, também, podemos identificar o reconhecimento crescente à nossa Ciência. O contador, hoje, não apenas evidencia a situação econômico-financeira das entidades, mas participa diretamente do seu processo de gestão. Um exemplo disto, é o conceito do Subjetivismo Responsável constante nos Pronunciamentos Técnicos emitidos até o momento.

    Portanto, como diz o Mestre Lino, vamos comemorar essa data tão importante. Parabéns a todos nós contadores.

    Emerson Freitas
    Graduado em Ciências Contábeis - UESC
    Mestrando em Contabilidade - UFPR

    ResponderExcluir
  2. Emerson,
    Para nós do abordagemcontábil é um prazer muito grande ter um co-irmao nos visitando. Continue aparecendo e verificando as novidades. Se possível, mande e-mails com textos, pesquisas ou informaçoes para que seja publicado, neredv@gmail.com
    O abordagemcontábil é um blog essencialmente para incitar a produçao e publicaçao de trabalhos pelos estudantes, mas a turma se mostra bastante ocupada com outras atividades e nao tem havido produçao de textos.
    Parabéns pelo mestrado. A educaçao continuada é fator imprescindível para todos nós...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabens emerson pela iniciativa do blog, precisando de ajuda.. manda a senha... Fabiane/2008

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre a matéria acima.